O primeiro passo para descomplicar esse cálculo é entender porque durante a gestação os médicos falam em semanas ao invés de meses e o que a sua menstruação tem a ver com isso, pois ao entender estes detalhes nós mesmas passamos a contar desta forma.
Saber exatamente em que dia aconteceu o encontro entre o óvulo e o espermatozoide é na maioria das vezes impossível, por isso os médicos começam a contagem sempre à partir do primeiro dia da última menstruação, uma vez que normalmente a ovulação acontece cerca de duas semanas depois do começo da sua menstruação.
O motivo é bastante simples na verdade, como os meses apresentam quantidades de dias variáveis, podendo ir de 28, como em fevereiro até 31 dias como é o caso de Dezembro, utilizam-se as semanas por não haver esta variação e assim o cálculo para o acompanhamento fica mais preciso.
Pode acontecer de você não saber a data exata do início da última menstruação, principalmente se tiver ciclos irregulares e nesses casos é possível estimar e acompanhar sua idade gestacional através dos exames de ultrassonografia. É importante saber que as medidas da ultrassonografia são mais precisas quanto mais cedo o exame for feito, pois à partir de 13 semanas, as diferenças genéticas fazem com que os bebês cresçam em ritmos diferentes, sendo perfeitamente normal que uns nascem com 4 kg e outros com 2,5 kg, com o mesmo número de semanas.
A partir de 37 semanas completas, o bebê já não será mais considerado prematuro, mas o ideal é que fique na barriga até pelo menos 39 semanas completas acumulando gordura e se fortalecendo e a gestação pode chegar até 42 semanas, desde que haja monitoramento e que tanto a mamãe quanto o bebê estejam bem e saudáveis.
Existem diferentes tabelas de conversão de meses x semanas, pois elas podem fazer a conta de diferentes maneiras (considerando 1 mês a cada 28, 29 ou até 30 dias) e isso vai dando a diferença nas quantidades de semanas.
Temos utilizado a do Baby Center e para nós tem funcionado bem, onde consideramos a possibilidade de a gestação chegar até as 42 semanas com um acompanhamento bem próximo :
Os médicos também dividem a gravidez em três trimestres, o que facilita o cuidado e acompanhamento, uma vez que eles têm características diferentes entre si e como a contagem é em semanas, e não em meses, a divisão fica assim:
Primeiro trimestre: até o fim da 12a semana de gravidez que é a fase inicial, onde é comum a gestante sentir bastante sono e enjoos.
Segundo trimestre: do início da 13a semana até o fim da 27a. Uma fase que costuma ser ótima, boa para fazer compras, investir na vida sexual e até viajar, pois a gestante costuma se sentir mais disposta e livre dos enjoos.
Terceiro trimestre: a partir da 28a semana de gravidez que é quando a mulher fica mais inchada e pesada, sentindo algumas dores na região lombar e dos quadris e com maior alteração do seu ponto de equilíbrio.
Esperamos que essas informações de ajudem durante a sua gestação e que ao compreender melhor estas divisões, você também possa se sentir melhor preparada.
Abraços,
ღ Equipe Varandinha Baby ღ

Comentários
Postar um comentário